quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ANDAR COMO OS INCRÉDULOS NÃO É E NUNCA SERÁ A VONTADE DE DEUS.



Numa sala de aula, num bate papo informal rolou um assunto qualquer e de repente desabamos no assunto de “igreja”. Já sabemos o que rola nesse tipo de conversa, mas algo me chamou a atenção, não apenas por se tratar de uma roda de conversa entre adolescentes - que são críticos ao extremo – mas a forma como detonaram uma garota da sala. Quando tudo dava indício para terminar a conversa, uma determinada aluna chama a atenção e tenta defender algo que dize respeito a igreja e manda aletra: eu sou e... De repente, sem chance alguma de terminar a o que falava mandaram na raíz: Você é crente? Ah, se você é crente prefiro ficar do jeito que estou e na boa, sou mais crente que você!

Pairou um silêncio e a conversa desabrochou e seguimos o curso da vida!


Pois é, somos e seremos alvo dos olhares da sociedade, que muitas vezes é impiedosa em seu julgamento àqueles que se intitulam cristãos. É bem verdade que há muitos por aí que apenas carregam um “papel colado” na vida e se dizem cristãos, maculando o testemunho da noiva de Cristo.
Certa vez, num telejornal renomado de ordem nacional anunciou-se assim, numa de suas manchetes: segurança escolar evangélico, estupra criança de 4 anos. Na hora fui levado a pensar: se fulano professasse outro credo certamente não teriam mencionado.
O texto que serve de base pra pensarmos um pouco é o de Ef 5.15-16a: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo.
Paulo escreve a esta igreja com o claro intuito de consertar algumas coisas que estavam em desacordo com a sã doutrina. Era preciso colocar o dedo na ferida e expor, com clareza, alguns aspectos negativos e que poderiam contaminar e comprometer todo o trabalho realizado para manter a igreja na retidão e princípios de Deus.
Chamo a atenção para a contraposição de adjetivos e estado espiritual no que diz respeito à vida de um cristão, exemplo claro é o que se encontra no v.6: éreis trevas, porém, agora, pois luz no Senhor; v.11: cumplicidade com obras infrutíferas e reprovação da mesma; v.15: néscios e sábios.

Precisamos entender que cada um de nós foi chamado para algo muito nobre e que se torna em si mesmo um enorme privilégio: fomos chamados para glorificar, adorar o nome do Senhor!

Pedro é taxativo, direto no que diz respeito a nossa conduta que desemboca no testemunho ao Senhor. Diz ele em 1Pe 3.15: antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que voz pedir razão da esperança que há em vós. Que texto tremendo, porque, se analisarmos bem, perceberemos que nada mais trata de se estar firme naquilo que crê e como tal, ao ser indagado por um incrédulo, teremos a grande oportunidade de dar a nossa profissão de fé (tão escassa de credibilidade em nosso tempo!). Aliás, Paulo escrevendo ao colossenses também fala disso no capítulo 4.5-6: portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Há multidões esperando, como leões famintos desejam uma presa, a santa palavra, que destrói concepções equivocadas, que devolve a dignidade de um desvalido, que restaura aquele que fora devorado por esse mundo cruel, que traz esperança ao que já havia desistido de tudo.
Em Deus há uma expectativa a cerca de cada um de seus servos!!

Termino citando duas grandes personalidades; Franscisco de Assis disse: pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras. E Confúcio destacou: Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos
Sejamos sábios, deixando habitar em nós a palavra de Deus (Cl3.16a), para que através de nós, pela misericórdia de Deus, sejamos apenas canais do fluir do rio que jorra do trono celestial!
E lembre-se: andar como os incrédulos não é e nunca será a vontade de Deus.



Pastor Fábio Lucio (Fifo)

Pr. de adolescentes e jovens da IB do Conforto/VR

Um comentário:

  1. Gostei do texto! Deus tem separado o Fifo Para o trabalho com a Juventude!
    Vamos juntos IBMC!

    ResponderExcluir