quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

VOCÊ PEDIRIA PERDÃO MESMO ESTANDO CERTO?

O que a Bíblia ensina?

Mateus 5:23 - "Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,"
Mateus 5:24 - "deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta"
Mateus 5:25 - "Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão"

===================================================================
Jesus ensina que é tremendamente importante ter paz com todas as pessoas. Faça de tudo para que ninguém fique de mal com você
===================================================================

I João 4:20 – “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu”


Se for muito difícil pra você pedir perdão para uma pessoa em uma situação onde você tem certeza que está certo(a), experimente dizer assim: “Lamento muito pela situação constrangedora que aconteceu”


MAS E SE A PESSOA NÃO QUISER SE RECONCILIAR?

Nesse caso a responsabilidade da reconciliação já passou a ser da outra pessoa, não mais sua. Pois você está disponível. Quem não quer é a outra pessoa
Romanos 12:18 - "Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens"

Paulo disse “se for possível”, pois Paulo sabia que muitas vezes é a outra pessoa que não quer ter paz contigo
Paulo disse “quanto depender de vós”. O que importa é que você esteja disponível. Aí sim você estará em paz com Deus. Se a outra pessoa não quer, ela vai prestar contas a Deus sobre isso, não você.

18 comentários:

  1. muito bom artigo, bem embasado, biblicamente, e inteligente!
    Deus Abençoe!
    Pr Davidson!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ,era oq eu precisava saber , Deus sabe de todas as coisas !

    ResponderExcluir
  3. No meu caso, não vejo problema em perdoar alguém, até mesmo porque a Etimologia da Palavra Perdão é; sentido de; eu te perdôo e esqueço o que me fez. Diferente da desculpa, onde a pessoa aceita mas não esquece que alguém o fez alguma coisa.

    O problema é; quando você em todas as situações pede o perdão independente de estar certo ou errado, e a outra pessoa que te deixou abalado além de não pedir o perdão aparentemente. Ainda o recebe o perdão com tom de arrogância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoar não significa esquecer, significa perder o direito de sentir a dor... mas vc continua lembrando o que o outro te fez, Deus nos criou com um cérebro que funciona, lembrar de algo mas ainda sim deixar pra lá é o verdadeiro perdão. Pq o diabo vai tentar de tudo, mas se houve perdão não haverá mais dor.

      Excluir
  4. Estou nessa situação, não sei o que fazer pessoa vive jogando na cara depois o erro!!

    ResponderExcluir
  5. No meu caso pedi desculpas estando certa e msn assim ñ fui perdoada 😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho errado pedir perdão estando certo , nós temos que ter sede de Justiça e fazendo isso estou cometendo erro ( eu acho ) além do mais o outro ser humano vai se achar certo .

      Excluir
    2. Concordo com você.

      Excluir
    3. Eu penso a mesma coisa, ouvi dizer que quando a pessoa nos ofende, nos humilha nos temos que ir la e pedir perdão, como assim? A pessoa me ofendeu, me magoou e eu tenho que ir la pedir perdão?! Acho isso muito errado.

      Excluir
    4. Na Palavra de Deus diz: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.
      Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra... Além disso, na Palavra de Deus há algumas indagações acerca desse assunto nesse mesmo capítulo de Lucas 6, dito acima, para nós refletirmos. Como por exemplo: E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
      E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
      E no versículo 36 do capítulo 6 de Lucas, diz: Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

      O Evangelho de Cristo nos leva a muitos desafios que aos nossos olhos seriam difíceis ou impossíveis de realizar. Mas Deus com seu poder está disposto a nos ajudar. Então só precisamos pedir em oração a Deus, graça e sabedoria para lidarmos com os nossos irmãos ou até mesmo aqueles que ainda não servem a Deus, pois inclusive estes poderão ver algo diferente em nós, ou seja, a presença e a graça de Deus. E assim poderemos até ganhá-los para Jesus.
      Em suma, quanto mais misericórdia tivermos das pessoas e de suas atitudes erradas, mais Deus será misericordioso com a gente, quando também errarmos em algo. Porque sabemos que todos somos pecadores e buscamos o perdão e a misericórdia de Deus a cada dia.

      Deus te abençoe. Abraços!

      Referências bíblicas: livro de Lucas 6, versículos 27,28,29,32,33 e 36.

      Excluir
    5. eu entendo vc. estou nessa situação, a pessoa ta errada mas só importa oq ela acha. ja pedi desculpas mas ela insiste em dizer que eu to errada e n pedi desculpas.

      Excluir
    6. Agora e passos e deus vc está livre desse peso

      Excluir
  6. Eu tive que pedir desculpas para um grupo de mães no WhatsApp. Tudo começou no dia da reunião da escola. Era sobre a formatura das crianças. Todas elas discoraram do valor que diretora deu, mas não. Já nao foram comigo. Depois elas começam a organizar a festa e eu tive que concordar com o valor que elas proporam , mas aí já queriam que eu passasse rifas pra juntar dinheiro pq todoa tinham que ajudar..ai eu disse que não ia passar rifa pq não tenho tempo. Aí uma das mães disse que isso nao era desculpa. Aí então eu mandei um áudio para ela e disse que eu não era moleca. Ela colo no GP..todas se voltaram contra mim. E eu por causa da minha filha que é uma criança ee que a formatura, então pedi perdão e falei que eu estava errada, mas sei que elas erraram mais porque estamos me forçando a concordar em fazer o quê eu não acho certo.

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente sempre ajudei essa pessoa,e no momento que essa pessoa precisou de mi e eu tinha compromisso nesse dia.Eu vi no semblante dela que ela ñ gostou resumindo ficou sem falar comigo.E ainda dessa forma tenho q pedir perdão?

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão me magoou.chorei,sofri,mas Deus usou uma missionária pra falar pra mim,através da palavra de Deus.q.se um nao tomar a decisão primeiro, ficar no orgulho, a família nunca terá união. EU n.dei mt atenção no q.a missionária disse,mas no outro dia,na madrugada levantei para orar,sempre faço isso.mas primeiro eu pego a palavra e peço à Deus para falar comigo.eu abrir a bíblia caiu no salmo 32.onde Davi pede perdão,bem aventurado aqle cuja transgressão é perdoada,e cujo pecado é coberto)pensei🤔Deus falou comigo novamente,pela manhã eu orei,falei com Deus,que mesmo meu irmão de sangue.tendo me magoada,eu deveria dar o primeiro passo.mandei um áudio,falei se te fiz algo me perdoe,somos família nao podemos continuar assim,desunidos.ele simplesmente não me respondeu,eu falei com Deus,meu pai,eu fiz o que o senhor me mandou fazer.agora é meu irmão com Deus,estou de coração limpo,seguindo a Deus,obedecendo ele,através da palavra. Deus abençoe à todos vcs, ficam em paz 🙏🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente é bíblico temos q pedir desculpas mesmo sabendo q estamos certo e a outra pessoa está errada é difícil mas vale a pena seguir os mandamentos de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Irmãos:

    a) Não confundamos as coisas: Mt 18:21 diz que é O OFENDIDO QUEM PERDOA, não diz que é ele quem vai pedir perdão! (isto seria um contra-senso!)
    b) Se eu, velho e fraco e doente, estacionar meu carro de modo que, sem eu querer, ele fique refletindo o sol no seu carro, depois você chegar e passar 5 minutos batendo no meu carro com um bastão de baseball, e nisso você fizer um pequeno calo na sua mão, serei eu que tenho que pedir perdão a você por que EU causei o calo??? Isto é a maior loucura do mundo! O que a Bíblia LHE ordena é que você se arrependa, me peça perdão, pague todo o conserto do meu carro, etc. E o que a Bíblia ME ordena é que eu o perdoe, mesmo antes de você se arrepender e vir me pedir perdão e fazer restauração, e mesmo se você jamais se arrepender e jamais me procurar para você pedir perdão e para fazer reparação. A Bíblia me dá também o direito (mas não a obrigação) de, em amor, sem ódio, procurar fazer-lhe se arrepender. Eu tenho o direito (mas não a obrigação) de ir a você primeiro sozinho, depois acompanhado de 2 testemunhas maduras e espirituais, finalmente levar o caso à igreja. Ver Mt 18:15-17, acima.

    ResponderExcluir