terça-feira, 22 de janeiro de 2013

12 Razões Para Esperar Até o Casamento

Para quem está habituado aos apelos sexistas do nosso tempo, é difícil compreender as razões porque esperamos pelo casamento. Não é algo que faça parte da realidade vivida pelos jovens de hoje. Quando falamos sobre esta decisão com nossos colegas de classe ou de trabalho, a reação é no mínimo de estranheza.


Porém entendo que esperar, além de ser um ato de obediência é também uma escolha. Aparentemente pode não parecer muito confortável, entretanto as conseqüências são eternas.

Pensando nisso, seguem 12 simples razões para o motivo de espera.

01. Porque eu quero, e quero muito.

Quem disse que é fácil passar pelas tentações? Porém tenho plena consciência das minhas escolhas e faço vivência delas, assim como de suas consequências. Por isso EU QUERO e escolho esperar até o casamento.

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz… (2Tm 2:22)

02. Para deixar de ser o centro da própria vida

Deixar Deus dominar minha vida, como o dono de tudo que tenho e sou. “Também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem.” (Eclesiastes 9:3)

03. Não desonrar a Deus

Imagino o profundo arrependimento de saber que desonrei meu Deus e a outra pessoa… sabendo que cedi à tentação da carne e que banalizei uma coisa tão perfeita que Deus fez pra mim. Tomo as palavras de José ao ser tentado: “Como poderia eu cometer uma tamanha maldade e pecar contra Deus?”

04. Ser e fazer a diferença nesta sociedade que prega sexo como profano e momentâneo.

Fazemos parte de uma geração descomprometida. Tornou-se comum obter benefícios de forma imediata e desprezar as responsabilidades. Porém a orientação bíblica é que “…vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. “ (FL. 2:15)

05. Para oferecer ao meu esposo (a) uma das maiores demonstrações de amor

Viver a imensa alegria do sexo e poder dividir isso com quem vou passar o resto da minha vida

A Bíblia não fala em tornar-se UM a toa. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2:24) Tem coisa melhor do que ser UMA SÓ CARNE com a pessoa que você passará o resto dos seus dias? “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro…” Hb. 13.4

06. Para rever suas prioridades

A prioridade é estudar, viajar? Se minha prioridade não é casar, porque ter uma vida marital com meu namorado? “Para tudo há uma ocasião certa. Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Ec. 3.1

07. Para tomar mais cuidado comigo mesmo

Gasta-se milhões em conscientização das doenças sexualmente transmissíveis e incentivando o uso da camisinha. Ao mesmo tempo, cresce o número de jovens infectados com DSTs ou enfrentando uma gravidez inesperada. Portanto, o melhor método de prevenção é a ausência do sexo. Isso é lógico! Se eu não tenho relações com pessoas diversas, não corro o risco de pegar doença sexualmente transmissível. Esperar ainda é o melhor método! “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. O Senhor Deus castigará todas essas práticas. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” I Ts 4.3-5;7

08. Filhos no tempo certo

Ter filhos no século XXI não é fácil, ainda mais um filho fora do casamento, onde estarei despreparada, trancar a faculdade, sair do emprego, etc.

09. Para respeitar e obedecer meus pais

Não me sentiria confortável contando que fui no motel com meu namorado diante do meu pai. Não me sentiria à vontade sabendo que meus pais estão preocupados que eu possa engravidar ou pegar uma doença.

Dentro do casamento as coisas mudam.

10. Para aprender que as coisas são como são, nem tudo é perfeito. E tudo bem!

As meninas foram criadas com a promessa que o príncipe encantado chegaria com o cavalo branco resgatando das aflições existentes. Bem, sabemos que a realidade é bem diferente. Enfrentar a realidade como é, sem buscar satisfação de uma ausência de carinho em vários relacionamentos, além de sábio, é prudente.

11. Para passar pela experiência da Lua-de-mel

Lua de mel deixou de ser “o grande momento” da vida do casal, passou ser um tempo de viajem e não de descoberta no mundo moderno. Eu optando por ESPERAR, a lua de mel torna a ter o verdadeiro sentido, a emoção e a descoberta. Eu quero muito isso!

12. Para testemunhar

Viver Jesus no dia de hoje é fundamental para uma vida cristã saudável pautada na Bíblia. Ter um casamento abençoado testemunhando a santidade durante o namoro para os filhos é o verdadeiro exemplo vivido.

Fonte: www.cabecajovem.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ANDAR COMO OS INCRÉDULOS NÃO É E NUNCA SERÁ A VONTADE DE DEUS.



Numa sala de aula, num bate papo informal rolou um assunto qualquer e de repente desabamos no assunto de “igreja”. Já sabemos o que rola nesse tipo de conversa, mas algo me chamou a atenção, não apenas por se tratar de uma roda de conversa entre adolescentes - que são críticos ao extremo – mas a forma como detonaram uma garota da sala. Quando tudo dava indício para terminar a conversa, uma determinada aluna chama a atenção e tenta defender algo que dize respeito a igreja e manda aletra: eu sou e... De repente, sem chance alguma de terminar a o que falava mandaram na raíz: Você é crente? Ah, se você é crente prefiro ficar do jeito que estou e na boa, sou mais crente que você!

Pairou um silêncio e a conversa desabrochou e seguimos o curso da vida!


Pois é, somos e seremos alvo dos olhares da sociedade, que muitas vezes é impiedosa em seu julgamento àqueles que se intitulam cristãos. É bem verdade que há muitos por aí que apenas carregam um “papel colado” na vida e se dizem cristãos, maculando o testemunho da noiva de Cristo.
Certa vez, num telejornal renomado de ordem nacional anunciou-se assim, numa de suas manchetes: segurança escolar evangélico, estupra criança de 4 anos. Na hora fui levado a pensar: se fulano professasse outro credo certamente não teriam mencionado.
O texto que serve de base pra pensarmos um pouco é o de Ef 5.15-16a: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo.
Paulo escreve a esta igreja com o claro intuito de consertar algumas coisas que estavam em desacordo com a sã doutrina. Era preciso colocar o dedo na ferida e expor, com clareza, alguns aspectos negativos e que poderiam contaminar e comprometer todo o trabalho realizado para manter a igreja na retidão e princípios de Deus.
Chamo a atenção para a contraposição de adjetivos e estado espiritual no que diz respeito à vida de um cristão, exemplo claro é o que se encontra no v.6: éreis trevas, porém, agora, pois luz no Senhor; v.11: cumplicidade com obras infrutíferas e reprovação da mesma; v.15: néscios e sábios.

Precisamos entender que cada um de nós foi chamado para algo muito nobre e que se torna em si mesmo um enorme privilégio: fomos chamados para glorificar, adorar o nome do Senhor!

Pedro é taxativo, direto no que diz respeito a nossa conduta que desemboca no testemunho ao Senhor. Diz ele em 1Pe 3.15: antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que voz pedir razão da esperança que há em vós. Que texto tremendo, porque, se analisarmos bem, perceberemos que nada mais trata de se estar firme naquilo que crê e como tal, ao ser indagado por um incrédulo, teremos a grande oportunidade de dar a nossa profissão de fé (tão escassa de credibilidade em nosso tempo!). Aliás, Paulo escrevendo ao colossenses também fala disso no capítulo 4.5-6: portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Há multidões esperando, como leões famintos desejam uma presa, a santa palavra, que destrói concepções equivocadas, que devolve a dignidade de um desvalido, que restaura aquele que fora devorado por esse mundo cruel, que traz esperança ao que já havia desistido de tudo.
Em Deus há uma expectativa a cerca de cada um de seus servos!!

Termino citando duas grandes personalidades; Franscisco de Assis disse: pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras. E Confúcio destacou: Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos
Sejamos sábios, deixando habitar em nós a palavra de Deus (Cl3.16a), para que através de nós, pela misericórdia de Deus, sejamos apenas canais do fluir do rio que jorra do trono celestial!
E lembre-se: andar como os incrédulos não é e nunca será a vontade de Deus.



Pastor Fábio Lucio (Fifo)

Pr. de adolescentes e jovens da IB do Conforto/VR