segunda-feira, 9 de junho de 2008

DEPOIS DA CAMPANHA DOS 40 DIAS DE PROPÓSITOS, VEM AI VIVO FELIZ! UMA CAMPANHA PARA ABENÇOAR SUA VIDA E TODA SUA FAMILIA


Vivo Feliz

Baseada na convicção de que tudo pertence ao Senhor (Sl 24.1) e que Ele sabe e pode abençoar seus filhos e sua propriedade, a Campanha Vivo Feliz se propõe a auxiliar os crentes, famílias e Igrejas Batistas Fluminenses na prática sistemática da excelente administração do tempo, dos recursos, das oportunidades, do corpo e tudo mais. Deus nos dá tudo isto para a nossa felicidade, para serem usados integralmente a serviço da humanidade e para a Glória de Jesus.
enfatizaremos sobre o emprego correto das finanças, entendendo ser este um motivo que tem entristecido a muitos e também porque quando o crente aprende a lidar adequadamente com esses recursos, encontra mais facilidade para cuidar da família, do tempo, dos talentos etc.
Aguardem, será uma benção!

em Cristo Pr Davidson!

100ª CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE EM VOLTA REDONDA! IMPERDIVEL



CONVOCAÇÃO

Niterói, 01 de junho de 2008.

Na qualidade de presidente da Convenção Batista Fluminense, usando das atribuições que o cargo me confere, respaldado pelo Estatuto, Artigos 12, I, a; 17 §§ 1º e 4º; e, pelo Regimento Interno, Artigos 5º, I, a; 18, convoco as igrejas batistas com ela cooperantes, para a realização da sua 100ª Assembléia.
Local: Cine Nove de Abril – Volta Redonda,RJ
Data: 23 a 26 de Julho de 2008
Horários: Início 8h do dia 22/07; Término 21h30min do dia 26/07

Motivos:

1. Aprovação do Programa da 100ª Assembléia
2. Orçamento Segundo Semestre 2008
3. Orçamento 2009
4. Arrolamento de Novas Igrejas
5. Relatório do Conselho Fiscal
6. Relatório da Comissão de Reestruturação: Estatuto e Regimento Interno
7. Planejamento 2009
8. Eleição de Diretoria
9. Homenagem Especial ao Centenário da PIB Valença
10. Programas Inspirativos
Cada Igreja terá o direito de credenciar até 20 mensageiros. Sua presença será imprescindível nesta grande celebração dos batistas fluminenses. Sua participação na centésima assembléia há de contribuir para o avanço do trabalho em nosso campo.
Aproveitamos para convidar a todos para um culto a Deus pelo Centenário de várias Organizações Batistas, quais sejam: Convenção Batista Fluminense, Convenção Batista Brasileira, Junta de Missões Mundiais, Junta de Missões Nacionais, Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e União Feminina Missionária do Brasil. O culto será no templo da Primeira Igreja Batista em Niterói, Situado à rua Marquês do Paraná, 225 – Niterói,RJ, dia 27 de junho, sexta-feira, com início às 19.30h

Fraternalmente,
Firma-se


Pr. Vanderlei Batista Marins
Presidente da CBF

Locais das Assembléias das Organizações

OPBB-FL – Dias 21 e 22/07 – Local Igreja Batista do Conforto
Rua Manchester, 170
UEPERJ – Dia 22 – 15 horas - Local Igreja Batista do Conforto
Rua Manchester, 170
ADIBERJ – Dia 27/07 - Assembléia Inspirativa às 9 horas – Igreja Batista Central de Volta Redonda
Rua 24, 256 – Vila Santa Cecília
UNIÃO MASCULINA – Dia 27 – 55ª Assembléia Inspirativa Anual às 14:00h – Igreja Batista Central de Volta Redonda
Rua 24, 256 – Vila Santa Cecília
JUBERJ – Dia 27 – 33ª Assembléia Anual – 9:00h – Auditório do
Colégio Batista - Rua 24, 256 - Vila Santa Cecília

Não podemos perder esse momento histórico para os Batistas Fluminenses!

Pr Davidson

MISSÕES MUNDIAIS, SE APAIXONE POR ESSA IDEIA



Gráfico – A Tarefa Inacabada – População Mundial
Despertando o Interesse: Apesar de um avanço fabuloso nos últimos 200 anos, ainda temos muito trabalho. Vivemos num mundo com mais de 6 bilhões de pessoas, e muitas delas ainda não ouviram sobre Jesus (ou não ouviram o suficiente para entender e tomar uma decisão séria). Você saberia indicar algum percentual?
Destaques: Podemos dividir as pessoas do planeta em três grupos ou mundos:
Mundo C: As pessoas que se dizem cristãs (hoje 1/3 do mundo).
Mundo B: As pessoas que ouviram e entenderam o Evangelho, mas o rejeitaram.
Mundo A: As pessoas que ainda não ouviram ou entenderam a mensagem do Evangelho ( 1/3 do mundo).
Aplicação: Como você pode ajudar a mudar este quadro? E sua Você? Você acha que a maioria das pessoas de nossa igreja sabe que há tanta gente no mundo que nunca ouviu de Jesus?
Pr Davidson


POSIÇÃO SOBRE A POLEMICA DA CELULA TRONCO!



Pesquisas com Células-Tronco
Uma abordagem, teológica
Pr Davidson Breves¹
(¹Bacharel em teologia, pelo STBSB, e Pastor da I.B. Monte Cristo, Barra Mansa RJ)
(² não representa a posição da Convenção Batista Brasileira, CBB)
Na Edição 13, Ano CVIII, de 30/03/2008 “O Jornal Batista” (Órgão oficial da CBB), Trouxe a seguinte matéria: Células-Tronco: Solução ou Problema? Onde o articulista Carlos Alberto M. Manvailer, faz uma boa abordagem da polemica, pesquisa, e por fim encoraja os leitores do respeitado semanário a não se omitirem do debate, mas que realizem reflexões sobre o assunto.[1]
A primeira ponderação diz respeito ao que realmente é "novo"; a segunda aponta para a grande virada em termos de células tronco, embrionárias e adultas (maduras); a terceira diz respeito ao como a Igreja se coloca diante destas questões todas.
Uma frase de Montaigne (1570) é muito significativa neste contexto: "Que coisa maravilhosa esta gota de semente da qual somos produzidos e que carrega consigo as impressões não apenas da forma do corpo, mas também dos pensamentos e das tendências dos nossos pais". Em Primeiro lugar, A "novidade" portanto, não se encontra na descoberta do poder extraordinário das "sementes” masculinas ou femininas. A "novidade" consiste em os seres humanos, há mais ou menos um século atrás, terem acelerado suas buscas para penetrar até os últimos redutos não apenas das sementes da vida, como também do material genético, hoje denominado DNA.
Encontraram e continuam descobrindo coisas extraordinárias, e, uma vez de posse destes conhecimentos, passam a comandar estes mecanismos, outrora entregues ao automatismo das forças naturais. Foi assim que surgiram os laboratórios de reprodução assistida, com a possibilidade de inseminação e fecundação artificial (bêbê de proveta), partenogênese (animação do óvulo sem o encontro com o espermatozóide) e clonagem. A "novidade" encontra-se, portanto na descoberta do que já existia, mas sem ser conhecido com a riqueza de detalhes de hoje e no comando dos processos reprodutivos.
A Segunda grande virada em termos de biogenética e de biotecnologias, aponta novo para as denominadas "células tronco". Há muito se sabe que os seres vivos são compostos por células, e que na espécie humana o número destas células se elevaria a uma centena de trilhões. Também há muito se sabia que cada célula contém elementos periféricos e um núcleo, onde se encontram 23 pares de cromossomos, que por sua vez remetem para cerca de 20 mil genes. Ademais, as células são todas interligadas e são sustentadas por cerca de 6 bilhões de elementos químicos denominados de bases.
Finalmente, também se sabe que as células dos inúmeros seres vivos, de uma forma ou de outra podem se conectar e trocar informações. Tudo isto é maravilhoso e misterioso ao mesmo tempo. Nos últimos decênios passou-se a falar sempre mais sobre o poder terapêutico das células tronco. Aqui no Brasil as polêmicas se acentuaram desde que a denominada Lei de Biossegurança, juntamente com os transgênicos, liberou também células-tronco embrionárias para pesquisas, visando a eventual cura de algumas doenças de cunho genético.
Em meio aos debates acesos ia ficando cada vez mais claro que o problema não consistia, nem consiste, em trabalharmos com células. O problema consiste no fato de a utilização das células embrionárias implicarem na morte, ou ao menos na lesão dos embriões. Mesmo assim, grupos de pesquisadores "laicos", movidos por uma incredulidade paradoxal passaram a atribuir estranhos e miraculosos poderes às células embrionárias, descartando as denominadas células maduras ou adultas. Estas últimas se encontram no cordão umbilical, na medula óssea, e de alguma forma estão espalhadas por todo o corpo.
E aqui entra o terceiro elemento que deve ser levado em consideração: a posição da Igreja[2] frente a tudo isto. Em poucas palavras, as relativamente muitas tomadas de posição acentuam sempre os mesmos aspectos: Devemos nos alegrar com todas as conquistas que possibilitem os seres humanos levarem uma vida sempre mais digna e mais aberta à comunhão entre si, com todas as criaturas e com o Criador; a transmissão da vida humana deve ser expressão do amor concreto do casal, que vive em comunhão profunda e comprometida de vida; a vida humana deve ser respeitada desde a fecundação até a morte; é preciso, a todo custo, fugir de qualquer tipo de eugenia; a Igreja incentiva pesquisas com células adultas, desde que efetuadas dentro dos convencionais princípios éticos há muito conhecidos.
E aqui vem a razão do impacto das notícias referentes à possibilidade, ainda que bem hipotética, de reprogramar células adultas de tal forma que elas possam exercer uma função terapêutica, no sentido de ajudar na cura de certas doenças e na recuperação de tecidos e órgãos lesados. Ou seja: ainda que seja prematuro afirmar que isto venha ocorrer de fato, algumas coisas ficaram evidenciadas nestes últimos dias.
Primeira: como a mais tradicional genética já afirmava, e a Igreja com ela, embriões são seres humanos em gestação e suas células são propulsoras, para a configuração dos corpos.
Segunda: usar células embrionárias significa sacrificar ou lesar o embrião e ignorar que ele já é detentor de um código genético único, original, e irrepetível; por isto mesmo, se injetado numa pessoa, será sempre um corpo estranho, com tudo o que isto significa em termos de rejeição e riscos para a saúde do receptor.
Terceiro: as verdadeiras esperanças terapêuticas se colocam nas células adultas ou maduras, que têm justamente como função primordial regenerar tecidos e órgãos.
O que dizer como conclusão de tudo isto? Lá no fundo a luta que se trava hoje tem como raiz última uma filosofia de vida. Para uns a vida em suas miríades de manifestações, não passaria de fortuitos arranjos químicos, e que, portanto, poderiam ser alterados à vontade por quem sabe e por quem pensa saber. Para outros, porém, cientistas e não cientistas, a biogenética e suas misteriosas combinações apontam para um grande mistério que dá origem a todos os outros mistérios.
As últimas descobertas nos asseguram uma vez mais que Deus fez bem todas as coisas, e que nós seres humanos não somos criadores, mas apenas administradores. Claro que não vem ao caso recordar um célebre livro sobre descobertas arqueológicas: "E a Bíblia tinha razão". Mas certamente convém agora escrever outro livro com o título: "não existe razão sem sabedoria de vida" e só existe sabedoria de vida na medida em que ciência e tecnologia se conjugarem com reverência diante do mistério insondável que somos nós e dos mistérios que nos cercam.

A Bíblia[3] Diz Quando a Vida Humana Inicia
Bíblia afirma que a vida humana começa na concepção!
Salmo 51:5 - "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." [Salmo do rei Davi, lamentando seu pecado com Bate-Seba]. Portanto, vemos que o pecado em uma pessoa está presente desde o momento da concepção, esse é o motivo pelo qual Jesus Cristo foi milagrosamente concebido sem um pai humano, para que não possuísse o pecado inerente! Se o pecado está presente na concepção, podemos saber que o ser humano também é criado no momento da concepção.
Mateus 1:18-20 - "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo." Em que momento estava Jesus presente no ventre de Maria? Desde o momento da concepção.
Juízes 13:3 - "E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho." Em que momento Sansão estava presente no ventre de sua mãe, Manoá? Desde a concepção.
Salmos 139:14-16 - "Eu te louvarei porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Isaías 7:14 - "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." Novamente, o Messias estava presente no ventre da virgem desde o momento da concepção.
Jeremias 1:4-5 - "Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta."
Lucas 1:31 - "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus."
Hebreus 11:11 - "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido." Isaque estava presente no ventre de sua mãe desde o momento da concepção.
Como podemos ver, a Bíblia ensina claramente que uma pessoa está presente no ventre desde o momento da concepção. Aos olhos de Deus, não existe um período em que o pequeno bebê unicelular não é humano. Não existe uma época em que esse bebezinho é um embrião não-humano. Matar um bebê unicelular é homicídio, não importa a maneira pela qual o óvulo humano foi fertilizado pelo espermatozóide, nem se a concepção ocorreu dentro do ventre ou em um tubo de ensaio.
[1]. Manvailer, Carlos Alberto M. O Jornal Batista. Edição 13, Ano CVIII, de 30/03/2008
[2] Moser, Frei Antônio. Células-tronco, e os Mistérios da Vida
[3] A Bíblia Sagrada. Edição Revista e Atualizada. Trad. João Ferreira de Almeida.